NOSSA HISTÓRIA

Até 2001 eu não conhecia o mundo do rodeio, pois acreditava que era cruel para com os animais!

Até que conheci Anderson. Como peão de rodeio me fez ver que estava errada! Assim nasceu minha paixão pelo rodeio e com ela e sonho de ter uma Cia de rodeio.

Anderson deixou os rodeios, eu segui minha carreira de advogada e por anos o sonho ficou adormecido, até que resolvemos nos mudar para um sítio.

Adquirimos umas vacas leiteiras e Sorocaba (tucura mimado por quem me afeiçoei). Da brincadeira de que Sorocaba seria um sucesso no rodeio veio a coragem para investir em touros de rodeio!

Assim nasceu a Cia 2 Marias (homenagem à minha mãe e minha sogra, ambas chamadas Maria José).

Iniciou-se então um período de muito trabalho, repleto de erros e acertos, até que, em Maio de 2010 realizamos nosso primeiro rodeio em Castilho-SP, que veio acompanhado de muita empolgação e ansiedade!

Tudo deu certo e nossos meninos retribuíram nosso carinho e dedicação dando um show na arena. Assim vi realizado o sonho de 9 anos!

Desde então cada festa que participamos é especial, pois realizamos nosso trabalho com dedicação e paixão por este esporte que aprendi a amar!

PS: Sorocaba continua conosco!

Por Luciane Martins

10 de fevereiro de 2011

O SEDÉM E SEU USO NO RODEIO

O sedém é uma espécie de cinta, confeccionada geralmente em lã de carneiro.
Utilizado na altura da virilha do animal, se presta a estimulá-lo a dar pulos mais altos, dificultando a montaria.
É do proprietário do animal a responsabilidade com relação ao manuseio e emprego do sedém durante o rodeio.
Seu uso é fiscalizado tanto pelo dono do animal (que jamais pretende lhe causar dano), quanto por profissionais como juízes de brete e veterinários.
O sedém não toca em hipótese alguma os testículos do animal (éguas não têm testículos e, no entanto, participam do rodeio).
O sedém não fere o animal, como muitos insistem em propagar!
Ressalte-se ainda que o sedém não pode ser apertado, porquê se isso ocorrer o animal poderá ficar imobilizado, ou ter um mau desempenho durante a apresentação, podendo inclusive parar durante a montaria o que é ruim para o peão que tem sua nota prejudicada, e para o tropeiro que vê seu animal tendo um péssimo desempenho.
Tendo em vista o grande número de artigos que circulam pela internet repudiando o uso do sedém, achei por bem inserir um parecer técnico de uma médica veterinária que defende seu uso.
As informações abaixo são de autoria e créditos da Dra. Soledad Cristina Orives.
Por fim, destaque-se que o animal de rodeio é o bem mais precioso de seu proprietário, sendo assim, seria incoerência hostilizá-lo ou feri-lo de forma deliberada!


- Informações técnicas sobre o sedém
Dra. Soledad Cristina Orives
O sedém para o médico veterinário é um instrumento de trabalho a campo, utilizado em animais de grande e médio porte (bovinos, equinos, caprinos e ovinos). Ele é constituído de argolas e couro em suas laterais e em sua extensão confeccionado em sua maioria de crina de cavalo, por ser um material natural (não sintético), para não causar assaduras e por ser de extrema resistência e durabilidade.
Durante o curso universitário de Medicina Veterinária, temos aulas práticas na matéria semiologia, de como conter animais, seja para examiná-los ou tratá-los (curativos, administrar medicamentos, intervenções cirúrgicas, etc.).
Na prática de campos o sedém é fortemente tracionado na região das virilhas (vazio, como chamamos), e o animal vem a decúbito.
O sedém no rodeio é utilizado, como venho observando em vários rodeios onde sou técnica responsável, de forma a dar estilo a montaria, dificultando assim a prova para o peão, pois o animal tenta se desvencilhar do sedém, jogando os posteriores para trás. O sedém chega a cair muitas vezes no chão da arena, pois é colocado de maneira frouxa, apenas é tracionado na saída do brete, não passando em média de 10 segundos no animal.
Atualmente se confecciona o sedém com lã de carneiro, espuma ou se enfaixa com material macio como pede as normas da resolução SAA-18 de 31/03/1998.
Nas montarias que presenciei de junho de 1997 até outubro de 1998, uma média 1300 montarias, não pude constatar nenhum ferimento que tenha sido provocado pelo uso de sedém, os eventuais ferimentos que atendi, foram fora das provas, tais como escoriações de desembarque, transporte rodoviário, brigas territoriais, enfim acidentes que ocorrem em qualquer lugar onde há presença de animais de campo.

Informo ainda, que desconheço métodos ou trabalhos científicos e/ou técnicos que provem as lesões que o sedém cause, pois o que eu vejo são opiniões, pareceres e não informações técnicas e profissionais.
Por outro lado existem laudos técnicos que provam a inexistência das lesões que muitos dizem existir. Espero que com essas informações esclareça o uso desse instrumento que há tantos anos vem sendo utilizado, tanto para o trabalho como para o esporte, sem fins de maltratar qualquer animal, pois seria no mínimo irracional dar maus tratos ou ferir animais que tanto nos dão afeição, como também retorno financeiro.

Postado por Luciane Martins


8 comentários:

  1. Olá, Sou estudante de Medicina Veterinária e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
    O sedém é utilizado no nosso dia a dia, para conter os animais, como a Doutora mesmo disse.
    Mas gostaria de saber, porque na hora que fazemos essa contenção o animal não pula como na arena do rodeio, será que é porque ele não sofreu tanto estresse, com choques, ponta pés, esporões, som alto... ?

    E outra dúvida, se o rodeio é um esporte saudável para o animal, pq vocês utilizam sedém se o único interesse é o animal saltar? E porque muitas vezes ele continua saltar sem o peão se o sedém fica frouxo e não o machuca? Um animal de grande porte nem sentiria o sedém se ele não fosse apertado certo? Pq ele não entra em decúbito como a Doutora menciona?

    Obrigada, espero ter todas essas dúvidas muito bem esclarecidas, se não o meu pensamento contra o rodeio continuará. :D Lorena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Domingos Savio 08 de julho de 2013

      Vou tirar suas duvidas , Sou proprietário de touros de rodeio a 20 anos e a diferença que existe entre um touro de rodeio e um animal comum. Acontece que touro de rodeio tem muita cócegas na virilha e isso nós percebemos fazendo testes nos garrotes quando eles tem entre um e dois anos de idades e de 2 a 3 por cento tem a índole para pular. Dai a gente separa esses e vamos treinando sem apertar o cedém e cada vez que ele pula e derruba sacos com areia. Hoje em dia estamos utilizando robô eletrônico a gente retira o cedem imediatamente. Assim o animal aprende a pular quando coloca o cedem e parar quando o mesmo é retirado

      Excluir
    2. Para começo de assunto, você parece ter tido grandes dificuldades para ler e interpretar o texto da Dr. quando se traciona o animal deita e quando esta frouxo o animal pula. Outro ponto é que esses animais são treinados para isso e lhes conferem cargas de adrenalina, que por sinal eles gostam (é como um cão quando briga e não quer parar pq acaba gostando dessa carga de adrenalina)

      agora que tal ir se informar para não se tornar uma médica veterinária tão sem informações sobre a própria carreira heim?

      #vergonhaparamedicosveterinarios

      Excluir
  2. por que vcs nao respondem????????????????????
    RODEIO E CRIME!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu...infelizmente vc está enganado(a)....já enviei um e-mail à Lori com as respostas...quanto à sua opinião, temos que respeitar, mas poderia se informar melhor antes de tal afirmação...e se identificar é claro...ou tem medo de mostrar a cara?? Obs: qualquer outro comentário deste tipo, sem identificação ou e-mail para retorno será sumariamente deletado.

    ResponderExcluir
  4. E MUNDO DO RODEIO DEVIA DAR ESSA RESPOSTA ASSIM SE ESSAS FILHAS DE MAMAE RICA ACABASSEM COM CACHORROS DA RUA SARDENTOS QUE ELES JOGAM NA RUA QUANDO NAO SATISFAZEM MAIS SEUS EGOS AI DARIAMOS UMA RESPOSTA SE ENCONTRAREM ALGUM
    CAVALO DE RODEIO OU TOURO SARDENTO MAGRO SOLTO NA RUA PODERIAMOS COMECAR A CONVERSAR DE PROTECAO DE ANIMAIS O QUE MAIS TEM NESSE BRASIL E EXBICIONISTAS DE PLANTAO POIS FALAR DO QUE GERA MAIS PUBLICO E QUE QUALQUER OUTRO ESPORTE SO PERDENDO PRO FUTEBOL NAO TENHO CERTEZA DESSE DADO MAIS SAO HJ 5000 RODEIOS QUE MOVIMETAM MILHGOES E EMPREGAM MILHARES DE PESSOAS E AI VAMOS FALAR COM FUMADORES DE MACONHA SOBRE ANIMAIS VAO CUIDAR DOS CACHORROS DE MADAME PRIMEIRO AI CONVERSAREMOS SOBRE RODEIOS OBRIGADO MARCELAO CIA 3Z

    ResponderExcluir
  5. CIA ¨DS¨ na minha opiniao quem fala que tem mau tratos no rodeio e pq nao conhece de verdade pq meus animais e td pra mim
    eu amo eles como se fossem da minha familia

    ResponderExcluir